Colocar sua empresa no Google Meu Negócio irá auxiliar os clientes a descobrirem sobre os serviços e produtos que você pode oferecer, ou seja, uma ótima ferramenta para expandir o seu negócio.
As pessoas que não estão por dentro do Google Meu Negócio estão perdendo oportunidades de divulgar produtos e serviços nas páginas de respostas do Google, ainda mais quando se possui um pequeno negócio local.
Por conta disso, resolvemos elaborar esse artigo falando sobre esse instrumento, que surgiu a pouco mais de cinco anos e que pode ajudar a expor seu produto/serviço no buscador do Google, seja para uma franquia, loja própria ou qualquer outro tipo de negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
Para explicar de forma resumida, essa ferramenta é na verdade um grande diretório de empresas criado pela Google, que a cada dia que se passa vem participando muito mais nas estratégias de marketing digital.
Esse serviço é totalmente de graça, o que já é um enorme benefício para você cadastrar a sua empresa.
Quando falamos em ferramentas do marketing digital para pequenos negócios, o Google Meu Negócio é algo que não pode faltar, ainda mais quando se possui um negócio físico, pois com o auxílio do Google Maps, é possível que as pessoas saibam onde seu negócio se encontra.
Lembrando que você terá que criar um perfil da sua empresa (ficha) na ferramenta, onde poderá colocar o nome comercial da empresa, endereço, número de telefone, horário de funcionamento, formas de pagamento e demais informações.
E para conseguir relevância nessa ferramenta existe uma dica que pode te ajudar. Preencha todas as informações que estão disponíveis nos vários formulários existentes e campos que a plataforma oferece.
Como cadastrar o seu negócio?
Para facilitar o seu cadastro nessa ferramenta, resolvemos separar o processo em cinco passos.
Primeiramente você vai acessar o site do Google Meu Neegócio e clicar em “Começar agora” e logar utilizando as mesmas informações que você usa para acessar o Gmail.
Em seguida você vai preencher suas informações na aba “Adicionar seu negócio”, onde precisará adicionar sua localização, nome da empresa, telefone, site e a categoria do seu mercado, por exemplo, loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos e por assim vai.
Se você não atende clientes em um local físico ou em atende por prestadores de serviço, deverá marcar “sim” na caixa onde diz “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.
Depois confirme sua autorização para gerenciar a empresa, ou seja, veja se todas as informações de endereço e contato estão corretas.
Após isso, você será direcionado para o seu painel de controle, porém antes de colocar suas informações para as pessoas poderem ver, você deverá colocar um código que é enviado pelo Google.
Esse código diferente do que muitos pensam, chega via correios, podendo demorar entre 7 a 15 dias úteis.
Colocando o código, você vai ver um banner vermelho na parte superior da tela com um botão falando para confirmar agora. Você vai clicar nesse botão e seguir os passos na carta enviada pelo Google.
Para finalizar, basta você adicionar mais informações em sua página recém-criada.
Como editar informações da empresa?
Para editar as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é muito fácil, basta abrir o aplicativo da ferramenta em seu smartphone, tablet android ou computador.
Clique em informações e, em seguida, naquelas que gostaria de alterar e caso você queira encontrar mais dados, basta apertar em Ver tudo.
Não se esqueça de apertar em aplicar a cada alteração que você realizar para que elas sejam salvas.
Suporte do Google Meu Negócio
Caso esteja com dificuldades em utilizar a ferramenta, você pode contatar o suporte da ferramenta, onde poderá tirar várias dúvidas, como por exemplo:
- Novidades do Google Meu Negócio
- Como utilizar essa ferramenta para prestadores de cuidados de saúde
- Como interagir com os clientes, seja por comentários, bate – papo entre outras opções de comunicação
- Como gerenciar a (s) página (s) da minha empresa
- Como adicionar fotos na minha página
Como podemos ver, o suporte dessa ferramenta pode ser mito útil, pois conseguem tirar dúvidas que qualquer um pode possuir ao cadastrar um negócio.
Dicas sobre categorias do Google Meu Negócio
É normal que você queira mudar sua categoria no Google Meu Negócio, afinal, o ideal é que as empresas estejam sempre inovando, mas o recomendado é que o empreendedor foque apenas em um nicho de mercado.
Mas se por acaso você necessite mudar de categoria, basta acessar a plataforma, selecionar o seu negócio e clicar no ícone de lápis ao lado da sua categoria principal.
Você pode tanto editar ou adicionar uma nova categoria. E lembre-se, aperte em aplicar para que a (s) alteração (os) sejam realizadas com sucesso.
As categorias são muito importantes para chamar a atenção dos consumidores que estão em busca de um determinado produto ou serviço.