Oferecer para os seus funcionários benefícios adicionais, como um plano odontológico empresarial, é uma forma bastante eficiente de mantê-los engajados com as metas, satisfeitos com a atuação da empresa e focados no trabalho.
Por isso, como uma das ações mais importantes de endomarketing, diversas empresas têm investido em opções de auxílios não obrigatórios, como:
- Vale alimentação;
- Vale cultura;
- Assistência médica;
- Convênios com academias;
- Incentivo salarial, entre outros.
Muito mais do que apenas privilégios que favorecem os colaboradores, esses benefícios são convertidos em grandes vantagens para o próprio negócio.
Isso porque eles melhoram a retenção de talentos, diminuem a rotatividade, criam um ambiente corporativo mais agradável e aumentam a produtividade dos trabalhadores.
Os benefícios plano odontologico empresas também podem diminuir as faltas e afastamentos por questões médicas, garantir o tratamento de dores e desconfortos que prejudicam o rendimento individual e ainda ajudam a cultivar um relacionamento social mais aprofundado entre as equipes.
Como funciona um plano odontológico empresarial?
Como muitas empresas costumam oferecer o vale alimentação e o convênio médico geral, esses benefícios se tornaram “básicos” para o mercado. Assim, os candidatos mais talentosos têm procurado por vantagens adicionais que tragam mais valor ao serviço e qualidade de vida.
Por isso, entender como funciona plano odontologico empresarial e investir na disponibilização desse tipo de serviço é fundamental e capaz de fazer uma grande diferença no processo de contratação de profissionais mais eficientes e capacitados.
Portanto, o plano dental para empresas é um serviço que permite que os funcionários tenham acesso a uma rede credenciada especializada em diversas áreas da odontologia, que envolve desde a prevenção de doenças, até os tratamentos estéticos.
Esses serviços são feitos por meio de um pagamento fixo mensal – realizado pelo contratante do serviço – que poderá variar de acordo com os planos escolhidos, a abrangência da cobertura de tratamentos e das empresas escolhidas.
Como esse é um tipo de auxílio que possui preços muito baixos, é comum que as corporações acabem contratando os planos mais completos.
Além disso, os valores investidos em um plano dental para MEI – ou em qualquer outra variação da assistência – podem ser recuperados no Imposto de Renda.
Quais fatores devem ser considerados durante a escolha dos planos?
Para que o RH consiga obter o maior número de vantagens possível, é fundamental que seja feito todo um projeto estruturado e uma pesquisa detalhada, que garanta a escolha e contratação dos melhores tipos de planos dentais e benefícios para o corpo laboral.
Para isso, é necessário se atentar a:
-
Análise das necessidades dos seus funcionários
Escolher o serviço mais vantajoso para a empresa e para os funcionários requer que a equipe dos recursos humanos esteja em sintonia com todos os setores, conhecendo suas preferências e necessidades.
Assim é possível adequar as escolhas de serviços e especialidades, de acordo com esses requerimentos.
Isso trará um custo-benefício maior e proporcionará mais satisfação por parte dos colaboradores.
-
Estudo sobre a abrangência da rede credenciada
Conhecer o plano odontológico empresarial, como funciona, inclui estudar a abrangência de toda a rede credenciada, garantindo que os serviços estejam próximos à residência ou local de trabalho dos funcionários.
Essa atenção é importante, pois alguns planos odontológicos só cobrem o atendimento local e não nacional, o que pode ser um grande empecilho para as organizações que possuem funcionários em diversas partes do país.
-
Verificação das conveniências oferecidas pelo plano
Além da garantia de serviços de qualidade, é necessário que esses convênios disponibilizem um atendimento que seja mais conveniente para os beneficiários.
Por isso, utilidades adicionais, como o oferecimento do teleatendimento ou a consulta à lista de médicos e consultórios credenciados de forma completamente online, também são cruciais para a satisfação dos funcionários.
-
Atenção aos preços
Como atualmente existem tantas empresas que oferecem esse tipo de serviço, é preciso estar muito atento na hora da contratação dos pacotes, uma vez que o plano odontologico empresarial preços pode variar consideravelmente entre as corretoras e planos disponíveis.
Por isso, é necessário realizar grandes pesquisas entre as operadoras para garantir a que traga mais vantagens para o seu negócio.
Além disso, se o valor investido for deduzido do salário do funcionário, é necessário se certificar que essa mensalidade não vá causar grandes impactos no fim do mês.
-
Pesquisa sobre a qualidade das estruturas e do atendimento
É muito importante pesquisar junto com o plano odontológico empresarial como funciona as estruturas dos consultórios credenciados e qual é a qualidade dos serviços prestados.
Isso porque todos esses aspectos afetam a percepção dos funcionários e podem interferir na otimização dos resultados obtidos com essa ação, bem como no custo-benefício final.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.